top of page

5 razões para você especificar materiais naturais no seu projeto

Os materiais naturais estão dominando as tendências de decoração e sua presença será cada vez mais nítida dentro dos ambientes. Da presença de vasos e plantas à especificação de madeiras, pedras e outros materiais, passando ainda pelo aproveitamento da iluminação solar, a busca por conexões com o natural está estabelecida na arquitetura e no design.

Fachada com madeira termotratada / Marca: Lunawood / Projeto: NEAR by Joaquin Anton for LOVHOMS / Foto: Simón Garcia

Não faltam razões para explicar esse movimento, iniciado durante o pandemia devido ao isolamento social – o que levou as pessoas a buscarem formas de tornar o lar mais aconchegante e com boas energias. Após a consolidação do Home Office, essa tendência ficou ainda mais forte.


Hoje as pessoas percebem o tremendo vazio que a ausência de elementos naturais gera nos ambientes: eles aliviam o estresse e tranquilizam, proporcionam conforto e aconchego e ainda contribuem para a sustentabilidade e a renovação de recursos – fundamental para o futuro da construção civil. Por isso, nos próximos posts vamos apresentar 5 motivos que vão incentivar você a escolher materiais naturais no seu projeto!


1 – Conexão com a Natureza


Aproveitados a partir de técnicas sustentáveis, os materiais naturais trazem para os projetos uma conexão direta com a natureza que vai muito além da simples referência.

Forro / Marca: Triângulo Pisos / Projeto: Gabriel Bordin / Foto: Fabio Jr. Severo Ao especificar materiais como as madeiras sustentáveis e as tintas minerais ecológicas, o projeto ganha ares de refúgio diante da correria e da loucura do dia a dia: uma conexão com a natureza que tranquiliza a mente e imprime sensações de conforto e nobreza.


E a conexão com a natureza a partir da especificação destes materiais ganha ainda mais força quando o projeto aproveita a luz natural e conta com a presença do verde das plantas, dando mais vida aos ambientes.


2 – Home Office Multifuncional


O Home Office está totalmente incorporado à vida das pessoas, que passam muito mais tempo dentro de casa e precisam alternar entre momentos sociais e de trabalho no seu próprio lar. Assim, mais do que nunca, elas precisam de conforto e versatilidade.

Forro com ripados de Cumaru Coleção Bris Connect / Marca: Neobambu / Projeto: Henrique Steyer Os materiais naturais têm a característica inata de apresentarem-se adequadamente em ambos momentos: são aconchegantes e relaxantes para os momentos de lazer e também favorecem a respiração, a regulação térmica e o frescor da mente para a hora do trabalho.


Tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão deste ano apontam que especificar materiais naturais no piso, forro ou parede, em combinação com móveis multifuncionais também de material natural, está absolutamente em alta no design.


3 – Ecotech sustentável


O futuro da construção civil pediu e a arquitetura e o design deram a resposta: cada vez mais as pessoas estão sendo responsáveis e exigindo materiais sustentáveis e ambientalmente corretos para seus projetos – uma combinação representada pelos materiais Ecotech.

Parede e forro com ripados de madeira termotratada / Marca: Lunawood / Foto: 100x100 BioPasiva

Especialidade da Morada Eco, os materiais Ecotech são aqueles aproveitados diretamente da natureza a partir de manejo responsável e outras técnicas sustentáveis e aprimorados com tecnologia de última geração para oferecer a melhor performance.


Os materiais Ecotech criam as melhores soluções para as diversas exigências de um projeto enquanto não emitem resíduos, substâncias tóxicas ou danificam a natureza.


4 – Otimização de recursos


Os materiais naturais também aproveitam de forma muito mais eficiente os recursos durante a execução de um projeto, gerando menos sobras, economizando custos e exigindo menos retrabalho.

Piso Coleção Nordic Lett / Marca: Triângulo Pisos / Projeto: Pimont Arquitetura / Foto: Pedro Caetano Uma vez concluído, os materiais naturais seguem ajudando a poupar recursos: a madeira, por exemplo, auxilia no equilíbrio térmico dos ambientes e faz o usuário gastar menos energia elétrica.


Mesclando os materiais naturais com iluminação natural, o ambiente torna-se ainda mais econômico, leve e vivaz.


5 – Acolhimento e saúde mental


A saúde mental tornou-se uma preocupação global após a pandemia do Coronavírus, que despertou as pessoas para a necessidades urgente de cuidarem de si mesmas. E estar em contato com o natural é um dos melhores remédios.

Muxarabi / Millwork Morada Eco / Projeto Marisa Lebarbenchon / Foto: Eduardo Silva


Os materiais naturais tem o poder de, a partir do toque ou mesmo de um contato visual, acalmar a mente e incentivar a reflexão. Eles nos remetem a boas memórias ou momentos felizes e alegram o coração.


Com materiais naturais ao seu redor, você se sente acolhido e integrado ao ambiente. Viver, trabalhar e socializar na presença do natural é muito mais prazeroso e satisfatório para a mente – tanto que até a medicina moderna usa materiais naturais durante a recuperação de pacientes.


25 visualizações0 comentário
bottom of page