Jardins internos, vasos com plantas penduradas, muita madeira. A conexão com a natureza e a invasão do verde são algumas das grandes apostas do site ArchDaily para as tendências que moldarão a arquitetura e o design de interiores na próxima década. Há inclusive um novo conceito no ramo: o Design Biofílico.
A proposta do Design Biofílico é justamente promover um maior contato das pessoas com o ambiente natural por meio de intervenções de design e arquitetura tanto a nível domiciliar quanto na cidade em si – mais jardins, arborização, praças com bancos de madeira, e por aí vai. Uma inspiração que vem de milênios atrás: os Jardins Suspensos da Babilônia.
Este novo conceito acaba refletido também nos detalhes: a fibra natural da madeira nunca esteve tão na moda no design de interiores. A ideia é combinar móveis, pisos e iluminação de forma a dar um feeling natural para o ambiente. Com o crescimento do home office, o sentimento aconchegante dentro de casa tornou-se cobiçado e indispensável.
Defende-se inclusive a exposição da madeira em sua forma mais crua – uma maneira econômica de trazer elegância para os ambientes internos. Sugere-se até uma combinação entre madeira e concreto (também na forma crua) para um resultado atraente, duradouro e que requer pouca manutenção.
A cabana toda estruturada com a Coleção Carbo - madeira natural carbonizada seguindo a tradicional técnica japonesa do Shou Sugi Ban - representa bem a ideia do Design Biofílico.
Fontes: - https://www.archdaily.com/945290/interior-design-trends-that-will-shape-the-next-decade - https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura/noticia/2019/11/saiba-o-que-e-design-biofilico-e-seu-impacto-no-bem-estar.html - https://casavogue.globo.com/Design/Moveis/noticia/2019/12/shou-sugi-ban-veja-como-usar-tecnica-da-madeira-carbonizada.html
Comments